São Martinho, São Pedro e São Nicolau

Hoje comemora-se o S. Martinho. O S. Pedro brinda-nos com o verão já quase esquecido, por estes dias.

Apesar de ter estado bastante calor nos últimos dias, o Natal está aí à espreita. Em algumas ruas já temos iluminação alusiva a esta época. Já há centros comerciais com as árvores de natal gigantes a serem decoradas. Já há montras vestidas a rigor e já se vendem árvores de natal, grinaldas de luzes, estrelas, bolas, anjinhos, botas para os presentes e artigos afins, um pouco por todo o lado.

A criançada já começa a fazer listas infindáveis para o pai natal e os crescidos já começam a delinear na mente o que dar aos pais, aos filhos, ao tio x, à amiga y, à mais que tudo e ao homem da vida.

Adoro o natal. Adoro as decorações de natal. Amo a capacidade de transformação das pessoas nesta altura, ver como se tornam seres realmente humanos. Todos ficam mais felizes, mais calmos, mais serenos, mais amigos, mais compreensivos. Falamos com a família com quem só falamos nos anos, nos casamentos e batizados, ou naquelas fases derradeiras da vida de um alguém próximo.

Adoro pensar no que oferecer às pessoas realmente especiais. Adoro procurar os presentes ideais e perfeitos. Adoro magicar o que irei receber. Adoro os múltiplos jantares de natal que se fazem em dezembro: com os colegas de trabalho, com os amigos, com a família.

Todos os natais são mágicos, cheios de coisas boas e pessoas importantes. De há 8 anos para cá que os natais têm um sabor ainda mais doce, mais doce M. Mas os natais da minha infância, junto dos meus avós, serão sempre natais a recordar, com muita saudade e um carinho infinito.

Há coisas que nos marcam para sempre. Há pessoas, sítios, objetos, cheiros, acontecimentos que nos marcam para sempre. Há sentimentos, coisas que dissemos, coisas que ouvimos, coisas que imaginámos, coisas que sonhámos, que nos marcam para sempre.

Há coisas que vimos e que nunca nos esquecemos e que a nossa memória revisita como se fosse sempre a primeira vez. Há coisas que não esqueço e que me trazem sempre um sorriso e memórias boas.. Coisas boas como isto…

Deixe um comentário